Publicado por: Assopoc
Conhecida pela sua vasta trajetória na filantropia nacional, a Associação dos Protetores das Pessoas Carentes, Assopoc, acaba de ganhar reconhecimento pela sua gestão transparente e sua governança de qualidade por meio da certificação do Selo Doar A+. O certificado concedido pelo Instituto Doar, legitima a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, atestando de forma independente a sua adequação aos Padrões de Gestão, Transparência e Doação (PGTD).
Para o presidente da entidade, Sérgio Coelho, esse reconhecimento é fruto de um trabalho que vem sendo realizado há quase trinta anos. “Estamos extremamente felizes e satisfeitos, há muitos anos estamos inovando e profissionalizando o nosso trabalho, saindo na vanguarda em busca de uma atualização constante dos processos e protocolos”, afirma Coelho, que é categórico ao revelar que a transparência financeira foi, sem dúvida, ponto primordial nesta conquista: “Conduzimos nossos processos de forma muito transparente e clara, com apresentação anual dos números e a realização de uma Auditoria Independente que atesta a lisura de cada resultado”.
O Cientista do Estado e colaborador da instituição, Victor Parreira, adiciona outros fatores importantes. “A governança bem consolidada, a capacidade de manter viva a história da instituição, a qualidade da equipe e, claro, a dedicação incondicional a causa”. Parreira completa ainda ressaltando que, mesmo diante de uma avaliação extremamente criteriosa, com 52 tópicos, a Assopoc alcançou o mais alto nível de transparência, superando a marca de 48 critérios. “Trata-se de uma avaliação extremamente exigente sob a chancela do Instituto Doar. Centenas de instituições pelo país buscam, todos os anos, essa vitória. Tamanha dificuldade, porém, aumenta ainda mais a magnitude da conquista”.
Mais do que uma certificação, trata-se de uma porta aberta para novas parcerias e novos reconhecimentos pela sociedade civil, comunidade e empresas parceiras. “A confiabilidade foi atestada nacionalmente, por meio dela vamos expandir as possibilidades e os investimentos sociais para que possamos ajudar cada vez mais nossos idosos, jovens e adultos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica Parreira, que abre espaço para a vice-presidente da Assopoc, Elaine Coelho, finalizar: “Dedicamos esta vitória a cada funcionário, colaborador, parceiro, doador e interno que integra essa grande família chamada Assopoc”.