Publicado por: Assopoc
Texto e fotos por Arthur Coelho - Crucilândia
A Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (ASSOPOC) se destaca em Crucilândia e região por seu Centro de Equoterapia, um projeto que há anos transforma a vida de acolhidos e moradores. Utilizando cavalos para fins terapêuticos, o projeto atende crianças, jovens, adultos e idosos, e pessoas com necessidades especiais, buscando promover o desenvolvimento físico, emocional e social de seus participantes.
A equoterapia é um tipo de terapia que envolve o movimento tridimensional do cavalo para melhorar aspectos como controle motor, postura, equilíbrio e até comunicação. O contato com o animal fortalece o desenvolvimento cognitivo e motor dos praticantes. Afinal, o cavalo é um recurso fantástico na terapia, pois o movimento e a interação promovem resultados incríveis, inclusive na autoestima dos acolhidos.
No Centro de Equoterapia da ASSOPOC, cada participante tem uma rotina de atividades planejadas por profissionais especializados, como fisioterapeutas, psicólogos e equitadores. Um dos grandes benefícios da prática está em sua adaptabilidade: a terapia é ajustada às necessidades de cada pessoa, seja para ganho de força, melhora do controle muscular ou habilidades de socialização e comunicação.
A equoterapia não só aprimora aspectos físicos, mas também colabora com a socialização e promove bem-estar emocional. É o caso do Elias, um dos praticantes que tem paralisia cerebral, com o apoio dos profissionais e dos cavalos, Elias trabalha o controle de tronco, tônus e força muscular, equilíbrio e desenvolvimento cognitivo. Essa prática também fortalece habilidades essenciais como fala, coordenação, flexibilidade, atenção, e muito mais.
Com iniciativas como essa, a ASSOPOC reforça seu compromisso com a inclusão e a qualidade de vida de seus acolhidos e dos moradores de Crucilândia. A comunidade e os interessados podem acompanhar as atividades e resultados do Centro de Equoterapia através das redes sociais da ASSOPOC e participar das campanhas de apoio ao projeto.
Nos siga no Instagram:
@assopocoficial e @equoterapiaassopocoficial