Publicado por: Assopoc
Visando promover uma maior integração junto à comunidade, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, de Crucilândia promoveu no dia 10 de fevereiro o primeiro ciclo de ações. A palestra “Motivação e Superação – com Jakson Follmann”, foi realizada no Salão Paroquial de Crucilândia e reuniu profissionais da educação da rede municipal e estadual, colaboradores da entidade parceira Assopoc e convidados especiais, como o ex-jogador de futebol do Clube Atlético Mineiro, José Reinaldo de Lima, que atualmente integra o time do Instituto Galo.
Ao todo, mais de 200 pessoas participaram do evento que inaugurou um circuito de ações entre a APAE, rede municipal e entidades sociais locais. “Foi o primeiro passo em prol de uma maior integração da instituição com a comunidade local, compreendemos que somente de forma conjunta será possível consolidar ações efetivas em prol da inclusão social e da ocupação dos espaços públicos pela pessoa com deficiência”, explica a presidente da entidade, Márcia Prata, que explica a escolha do palestrante Jakson Follmann para o primeiro marco deste movimento de integração: “Jakson carrega consigo uma bela trajetória de motivação e superação, uma pessoa que compreende, assim como nós, a deficiência apenas como uma característica pessoal, e não como um limitador ou uma barreira”.
Ex-jogador de futebol, Jakson Follmann foi um dos sobreviventes da queda do voo LaMia 2933, em novembro de 2016, da equipe Chapecoense, e teve parte de sua perna direita amputada. Durante a palestra, ele demonstrou como ressignificou sua trajetória e apresentou sua faceta de artista, soltando a voz para o público. “Fiquei muito feliz e realizado em poder levar uma mensagem positiva para a galera de Crucilândia, reconheço a importância deste trabalho de inclusão e de levar essa mensagem de amor”, afirmou o palestrante e cantor ao fim da bela apresentação.
APAE- Crucilândia
Com mais de 25 anos de trajetória, a Apae-Crucilândia, possui mais de 110 usuários ativos nos programas técnicos e multidisciplinares da entidade. Por mês, mais de 1.200 atendimentos são realizados em uma estrutura de qualidade e que é referência na região. Trata-se de uma das únicas Apaes do país que possui atendimento a partir dos primeiros dias de vida através do programa de Estimulação Precoce, que oferece atendimento já nos primeiros dias de vida a bebês prematuros. Além dos pequenos, a APAE-Crucilândia atende crianças, jovens, adultos e os 60+. Dentre os programas de destaque estão, a inclusão digital, o Centro Dia, a Equoterapia e o apoio assistencial oferecido às famílias.